:::::
DOIS EM UM – Todos os fabricantes de veículos já estão lidando com o desafio de criar carros mais econômicos. Principalmente na Europa, o controle das emissões de CO2 é muito rígido e, caso as normas não sejam cumpridas, geram multas pesadas às montadoras. A solução radical pra isso são os veículos híbridos (motor a combustão + motor elétrico) ou os automóveis 100% elétricos, só que esses projetos são caros e demandam muito tempo para o desenvolvimento. O Grupo PSA (Peugeot, Citroën, DS e Opel/Vauxhall) tenta solução alternativa. Seus engenheiros estão desenvolvendo uma caixa de câmbio automática (denominada de DT2) que congrega, além das engrenagens tradicionais, um pequeno motor elétrico de 48V capaz de movimentar o veículo por curtos períodos sem o auxílio do motor a combustão. O projeto está sendo trabalhado em parceria com uma empresa do grupo chinês Yinyi, que é o atual dono da belga Punch Powertrain.
RECADO – Radiante ao ver que um dos seus carros foi escolhido para servir de base para as câmeras durante as filmagens de um filme publicitário para a Mercedes-Benz na Europa, a Audi não deixou passar a oportunidade em claro e mandou um recado bem humorado para a concorrente alemã. A marca das quatro argolas aproveitou a situação inusitada que envolvia um modelo ´Q5´ e fez um post no Facebook com o seguinte texto: “Parabéns a Mercedes-Benz por ter escolhido uma magnífica paisagem para fazer o seu mais recente filme publicitário. E parabéns também por ter escolhido um Audi para filmar as cenas mais exigentes. Até a Mercedes sabe que Audi é mais…”
GOLF MAIS FORTE – Em homenagem à categoria de corridas TCR (Touring Car Racing), aonde o Golf é um dos modelos mais competitivos, a VW criará para o mercado europeu e norte-americano o novo Golf GTi versão TCR. Será o mais potente da gama com 290 hp de potência e velocidade final de 264 km/h. A máquina virá com escapamento esportivo de titânio da marca Akrapovic e, segundo a VW, conseguirá acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos.
CÓPIA BARATA – A fabricante chinesa Shandong Qilu Fengde, assim como milhares de empresas da China especializadas em furtar ideias e copiar produtos alheios, desenvolveu uma cópia desgraçadamente mal feita e feia do notável esportivo francês Bugatti Chiron. Chamado de ´P8´, esse genérico deverá custar o equivalente a R$ 16.000. O original pode atingir a cifra de 7 milhões de Euros! Ao contrário dos 1.500 hp de potência do carro legítimo, o P8 tem apenas 3,3 cv de força e é alimentado por uma bateria de 72V de ácido e chumbo, completamente obsoleta e que precisa de 10 horas para ser recarregada, doando uma autonomia de 150 km. Sua velocidade máxima é de 65 km/h.