16 / 05 / 2019

Nissan Skyline terá novo dispositivo de assistência ao motorista

A Nissan revelou uma tecnologia de assistência ao motorista que associa a condução em via expressa por intermédio do sistema de navegação às capacidades de condução sem as mãos (hands-off) em uma única faixa de rodagem. Ampliando o sistema “ProPILOT”, a novidade será utilizada pela primeira vez em escala mundial, fazendo sua estreia no sedã Skyline a partir do terceiro trimestre de 2019 no mercado japonês.

Para ativar as funções mais recentes do novo sistema, o motorista deve programar antecipadamente o destino, criando uma rota pré-definida. Assim que o veículo entrar na via expressa, a coisa começa a funcionar. O novo ProPILOT também permite a condução sem as mãos (hands-off driving), enquanto o veículo for mantido na mesma faixa de rodagem. Quando o veículo se aproxima de uma bifurcação, ou quando for possível ultrapassar um carro mais lento, o sistema avalia o tempo necessário para desviar ou ultrapassar, com base nos dados de navegação e de sensores com visão 360 graus. O motorista recebe orientação intuitiva visual e sonora, sendo alertado a colocar as duas mãos na direção e confirmar o início destas operações por meio de um botão.

A versão do ProPILOT apareceu pela primeira vez em 2016 na minivan Nissan Serena. O mecanismo equipa vários modelos da Nissan em todo o mundo, como o elétrico Leaf, Qashqai, X-Trail, Altima e o Rogue. (Fotos: divulgação Nissan / Instagram: @acelerandoporai)

Deixe seu comentário