Desde 2010

buru-rodas

Oitava geração do Rolls-Royce Phantom já está pronta

27_rr p18 (1)

A marca inglesa Rolls-Royce (hoje pertencente ao BMW Group) tem 92 anos de existência e notabilizou-se por conseguir construir “o melhor carro de luxo do mundo”. A história começou em 1925 quando Henry Royce apresentou o primeiro modelo Phantom da empresa, na época, uma revolução de requinte, dado o primoroso acabamento dos detalhes de finalização.

27_rr p18 (2)

Não demorou muito e o famoso logotipo com o duplo “R” associado à estatueta da ´Dama Alada´ (ou Espírito do Êxtase) adornando o capô, tornaram-se símbolos máximos do luxo automotivo.

27_rr p18 (3)

Novo projeto >> Nesse instante, a Rolls-Royce coloca no mercado a 8ª geração do Phantom. O fabricante inglês enfatiza que a configuração (ano 2018) é um projeto inédito e não apenas uma evolução do Phantom VII, visto que, diversas alterações foram feitas na composição estrutural da carroceria, a parte interna foi toda melhorada e há um motor novo no conjunto.

27_rr p18 (4)

Exclusividade >> Ao contrário de todos os outros fabricantes de carros de alto padrão, a Rolls-Royce diz que orgulha-se de ter criado um sistema de fabricação já batizado de ´Arquitetura de Luxo´, que se contrapõe à praticidade do compartilhamento de plataformas, utilizado para gerar economia de escala.

27_rr p18 (5)

A empresa britânica destaca que “cada novo Rolls-Royce construído terá a sua arquitetura própria”, já que isso é uma exigência de exclusividade dos clientes.

27_rr p18 (6)

Leve e forte >> O New Phantom é quase que totalmente feito em alumínio e, com os novos processos de fabricação, está com uma rigidez torcional cerca de 30% maior do que a do Phantom VII, o que resulta numa experiência de conforto de rolagem e melhoramento acústico, superiores.

27_rr p18 (7)

O novo eixo dianteiro agora possui suspensão montada em dois triângulos com coxins hidráulicos e o eixo traseiro traz cinco ligações com a carroceria. As soluções proporcionam níveis surpreendentes de controle sobre as forças laterais, agilidade e estabilidade geral do enorme sedã.

27_rr p18 (8)

Silêncio >> Famoso pelo seu rolar de ´tapete voador´, o novo Rolls-Royce Phantom é equipado com suspensão a ar autonivelante com controle eletrônico. Todo o trabalho das molas e amortecedores reage à aceleração, aos movimentos do volante e informações de câmeras frontais.

27_rr p18 (9)

Para continuar detendo o título de automóvel mais silencioso do mundo”, a Rolls-Royce incorporou algumas soluções técnicas no Phantom, como os vidros de duas camadas de 6 mm e cerca de 130 kg de isolamento acústico com juntas gigantes de alumínio fundido e densas camadas de feltros e espumas. Ele está 10% mais silencioso do que a geração anterior.

27_rr p18 (10)

Exagero? >> O cuidado com os detalhes é tão grande, que chega ao exagero: a Rolls-Royce também trabalhou em estreita colaboração com o seu fornecedor de pneus para inventar os novos compostos “Silent-Seal”, que apresentam uma camada de espuma específica colocada por dentro para eliminar o ruído da cavidade da borracha em contato com o chão! Essa solução conseguiu reduzir o barulho em 9 decibéis.

27_rr p18 (11)

Biturbo >> O Phantom 2018 mantém a tradição da motorização V12, só que essa 8ª geração ganhou um motor completamente novo. A inédita unidade biturbo de 12 cilindros e 6.750 cm³ (6,75 litros de volume) substitui o mecanismo V12 anterior de aspiração natural. Esse propulsor mais moderno oferece 563 hp de potência máxima e absurdo torque de 91 kgf.m! A administração da tração é feita por uma caixa de câmbio de oito marchas da marca alemã ZF.

27_rr p18 (12)

Resumo final >> Estar a bordo de um Rolls-Royce Phantom já é uma ocasião especial em si. Os novos processos construtivos elevaram ainda mais o padrão de acabamento do sedã mais luxuoso do mundo. As poltronas estão mais largas e confortáveis com opção de massagem e aquecimento. Complementando o cabedal clássico que esse carro comporta, há uma entrega máxima de tecnologia e segurança modernas.

27_rr p18 (13)

Além disso, os mimos estão por toda a parte, com as telas individuais, mesinhas de apoio, Wi-fi via hotspot e compartimentos refrigerados para garrafas de champagne. O interior do Phantom tem muito aço, madeira e couro, tudo do mesmo jeito que começou em 1925: com classe, charme e requinte inigualáveis. (Fotos: divulgação)

27_rr p18 (14)