11 / 12 / 2018

R33, o novo diesel que polui 20% menos que o convencional

Gradativamente, os elétricos estão chegando, mas as pesquisas e aperfeiçoamentos ligados aos motores térmicos convencionais não param de evoluir. O novíssimo “R33 BlueDiesel” é um exemplo disso. Desenvolvido pela Universidade de Ciências de Coburg (Alemanha) em parceria com a finlandesa ´Neste´, o novo combustível tem 33% da sua composição formado por gordura vegetal.

Isso mesmo: a partir de óleo de cozinha já usado, consegue-se extrair e transformar (através de filtragem e processamento) desse refugo que seria jogado no lixo, 7% em novo combustível e 26% de parafina. A nova mistura – chamada de “R33 BlueDiesel” – é adicionada aos 67% de óleo diesel convencional, gerando um combustível 20% menos poluente em emissões de CO2 e também 20% mais barato de ser produzido em relação ao diesel 100% feito a partir do petróleo.

O projeto já ganhou volume e importância, pois a solução foi repassada à multinacional Shell, que já está produzindo o R33 em larga escala, e a Volkswagen já está testando com sucesso a inovação em 280 veículos nas suas fábricas de Wolfsburg e Salgitter, assim como a Bosch (antiga parceira da VW) também está avaliando a criativa invenção. (Fotos: divulgação VW / Texto: Fábio Amorim / Siga o nosso Instagram: @acelerandoporai / Contato via eMail: amorim911@gmail.com) 

Deixe seu comentário